5 dicas para lidar com vasos de pressão
Na indústria, os vasos de pressão estão presentes armazenando fluidos gasosos e líquidos
Os vasos de pressão são reservatórios que armazenam fluidos à uma pressão interna diferente da ambiente. A diferença entre esse equipamento e uma caldeira, por exemplo, é o fato de ele não possuir chama em seu interior.
Em virtude dos grandes riscos de operação, a utilização dos vasos de pressão deve alinhar-se às normas de segurança definidas nas regulamentações – como a Norma Regulamentadora 13 (NR 13), por exemplo. A técnica neutraliza o risco aos colaboradores, evitando explosões e outros problemas estruturais.
Veja a seguir algumas práticas básicas para lidar com os vasos de pressão e garantir a segurança do trabalho.
Atente-se à pressurização dos vasos de pressão
Antes de afrouxar ou soltar as conexões de um vaso é necessário verificar se o equipamento se encontra despressurizado. Caso ele seja solto em modo de pressurização, pode ocorrer uma explosão.
Os vasos de pressão funcionam similarmente à uma panela de pressão: é preciso liberar o ar antes de abrir o equipamento.
Verifique a pressão de trabalho/operação
O operador responsável deve incluir na rotina o hábito de aferir a pressão de trabalho/operação do equipamento. Os vasos de pressão possuem placas de identificações que especificam tais informações.
As manipulações devem ser registradas
De acordo com a NR 13, os vasos de pressão devem possuir um livro de registro. Nesse documento devem ser anotadas todas as ocorrências que competem ao equipamento, como:
- Manutenções;
- Inspeções;
- Trocas;
- Aferições de segurança.
Atente-se à espessura da parede
Devido à corrosão, a espessura da parede do equipamento poderá sofrer alterações – quando o vaso é fabricado em aço comum ao carbono. Por esse motivo, são necessárias medições de espessura através de Ensaio Não Destrutivo.
Caso os valores estejam em desacordo com os valores seguros, o vaso deve ser substituído ou reparado para evitar falhas de execução.
As atividades devem ser interrompidas em caso de alterações físicas
Deformações externas, trincas e bolhas são sinais de problemas. Caso sejam notadas alterações físicas, as atividades devem ser interrompidas imediatamente, esvaziando-os. Nesse caso uma inspeção rigorosa deverá ser realizada.
Conte com a Projetecno para colocar em dia as inspeções de segurança em sua empresa. Nossa equipe é capacitada acerca das normas regulamentadoras para proporcionar, assim, maior segurança à sua empresa.
Leave a Reply