SERVIÇOS EM ERGONOMIA

A Equipe de especialistas em ergonomia da Projetecno realiza o estudo ergonômico das condições do trabalho, aspectos biomecânicos e organizacionais de acordo com a demanda apresentada pela empresa, baseado na Norma Regulamentadora 17 (NR-17), Portaria n.º 3.751, de 23/11/90 do Ministério do Trabalho. A ergonomia consiste em estudar os aspectos do comportamento humano (homem, máquina, ambiente e organização do trabalho) objetivando buscar a Produtividade, Qualidade, Segurança e Saúde dos trabalhadores. Para elaborar uma Análise Ergonômica Preliminar-AEP e uma Análise Ergonômica do Trabalho-AET, utilizamos ferramentas ergonômicas validadas, atuais e reconhecidas.

  • Levantamento das Condições Biomecânicas
  • Levantamento das Condições de Organização do Trabalho utilizando Engenharia de segurança aplicada a Ergonomia
  • Descrição dos processos produtivos utilizando técnicas de Engenharia de Produção.
  • Entrevista semi estruturada com trabalhadores, supervisores e gerentes.
  • Observações dos trabalhadores em atividade, entrevistas, filmagens, aplicação de métodos semi-quantitativos, aplicação de questionários.
  • Levantamento de informações com filmagens e medições

O QUE É ERGONOMIA?

A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA

Aprimoramento da Produtividade

Prevenção LER/DORT

Mais Disposição e Concentração

Redução de Acidentes

Análise Ergonômica Preliminar

A organização deve realizar a avaliação ergonômica preliminar das situações de trabalho que, em decorrência da natureza e conteúdo das atividades requeridas, demandam adaptação às características psicofisiológicas dos trabalhadores, a fim de subsidiar a implementação das medidas de prevenção e adequações necessárias previstas nesta NR 17. A análise ergonômica preliminar compreende um mapeamento com o objetivo de identificar, analisar e classificar os fatores de riscos ergonômicos, subsidiando plano de ação de melhorias a ser implementado e gerido na organização. A AEP fornece informações que subsidiarão o inventário de riscos ergonômicos do Programa de Gerenciamento de Riscos PGR em atendimento a norma NR01.

Análise Ergonômica

A Análise Ergonômica do Trabalho é um estudo aprofundado das questões ergonômicas na organização, onde um dos destaques é a observação quanto ao atendimento das determinações da Norma Regulamentadora NR 17-Ergonomia, com relação a análise da demanda análise do funcionamento da organização, dos processos, das situações de trabalho e da atividade, utilização de métodos, técnicas e ferramentas específicas para o estudo ergonômico, dando diagnostico da situações de trabalho e das intervenções de melhorias necessárias.

Entre em contato

    • (31) 3160-3000

      Seg. à Sex. 09:00h às 18:00h

    • (31) 9-9492-0900

      Seg. à Sex. 09:00h às 18:00h

    • contato@projetecno.eng.br