Ergonomia: saiba tudo a respeito!

Entender a relação entre o homem e as máquinas é papel da Ergonomia, mas sua importância, hoje, vai além

O mundo do trabalho vem crescendo e se transformando. Com tais mudanças, as máquinas, cada vez mais, vem integrando a vida das pessoas. Mas esta relação não é tão simples. É preciso entender o papel do trabalho, suas contribuições e impactos na vida do trabalhador moderno.
Leia também:

É neste campo que a Ergonomia se instala. Ela é uma prática da segurança do trabalho, que visa entender os impactos da rotina do trabalhador. Esta ciência é extremamente importante para garantir qualidade de vida aos colaboradores.
ergonomia-o-que-é

Aonde a ergonomia intervém?

Os estudos e intervenções da ergonomia se relacionam com diversos aspectos do trabalho. A postura de um funcionário durante a sua atividade profissional é um dos interesses desta ciência. Além disto, são observadas:

  • Movimentos corporais efetuados;
  • Fatores físicos ambientais que enquadram o trabalho;
  • Manuseio de objetos;
  • Equipamentos utilizados no trabalho, desde computadores até máquinas industriais.

Ou seja, o estudo se interessa por todos os assuntos relacionados a saúde física do trabalhador no desempenho de sua função.
ergonomia-o-que-é

A importância da ergonomia

Pensar na relação das pessoas com as necessidades do cotidiano é a chave para compreender o papel da ergonomia. Sua importância não está somente no ambiente industrial.
Com o passar dos anos, esta ciência começou a se estender por muitas outras áreas. Hoje o desenvolvimento de produtos é estritamente estruturado de acordo com os padrões ergonômicos. Um teclado de computador é projetado para garantir maior conforto. O banco de um carro é produzido para evitar dores na coluna. Os ícones de um smartphone são desenvolvidos para melhoras a usabilidade do usuário.
Estes são alguns exemplos da ergonomia presente no cotidiano.

Nas empresas

O investimento das empresas em ergonomia influencia positivamente na produtividade e na saúde dos funcionários. Por consequência, a qualidade das tarefas entregues é maior e o número de afastamentos também é diminuído.

Ou seja, o estudo ergonômico só traz benefícios para a saúde do trabalhador e para a instituição como um todo.